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HISTÓRICO DO CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS

O Serviço de Registro de Imóveis é exercido em caráter privado, por delegação do Poder Público, à pessoa devidamente aprovada em concurso público de provas e títulos, à qual se denomina Oficial de Registro. As serventias de registro de imóveis são criadas através de Lei Estadual. 

O primeiro ato praticado nesta serventia foi em 25/04/1898, tendo sido o único Oficio de Registro de Imóveis da Comarca até o ano de 1927, e o primeiro Oficial titular foi Júlio Dias Ferraz da Luz.

Em 20 de fevereiro de 2008 assume como Oficial aprovado no Concurso de Provas e Títulos para ingresso nos serviços registrais realizado pelo TJMG, Dr. Fernando Pereira do Nascimento.

Ao assumir a serventia iniciou um processo de modernização e de informatização na forma de prestação dos serviços. Instalou a Serventia na rua  Rio de Janeiro 1611, bairro de Lourdes,  o que garantiu aos clientes um espaço adequado com conforto e comodidade.

A partir das mudanças organizacionais deu-se início a caminhada para implantação da qualidade e da busca de melhoria contínua.

O Cartório tem como atividade fim efetivar o registro e averbação dos títulos ou atos ou fatos inter vivos ou mortis causa, constitutivos, translativos, modificativos ou extintivos de direitos reais, a fim de assegurar-lhes validade, eficácia erga omnes e disponibilidade, garantindo aos seus usuários a publicidade, autenticidade, eficácia e segurança dos negócios jurídicos.

O cartório tem como principais usuários dos Serviços de Registro, os Tabelionatos, Imobiliárias, Corretores de Imóveis, Despachantes, Bancos, Engenheiros, Construtores, Incorporadores, Prefeitura Municipal, Escritórios de Advocacia, Escritórios Contábeis, Comerciantes, Indústrias, TJMG Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Defensoria Pública, Procuradoria da Fazenda Nacional, dentre outros.

TODOS JUNTOS NA LUTA CONTRA O CORONAVIRUS (COVID 19)
1 – Para evitar a disseminação do Coronavírus e atendendo as orientações das autoridades de saúde, o atendimento presencial nos cartórios até o dia 12/04/2020 será por agendamento, nos casos urgentes, conforme determinado pela Portaria Conjunta nº 955/PR/2020;

2 – Durante este período atenderemos plenamente através da Central Eletrônica de Registro de Imóveis (CRI-MG) em: www.crimg.com.br;

3 – Através da Central Eletrônica você pode visualizar matrícula de imóvel, pedir certidões e fazer solicitações de registro e/ou averbações. Para saber como se cadastrar na CRI-MG e solicitar seus serviços, foram disponibilizados tutoriais em nosso site: clique aqui para ter acesso.

4 – Todos os novos pedidos de certidão ou registro devem ser feitos pela CRI. Daremos um andamento mais rápido para Cédulas de crédito, contratos de financiamento bancário e outros de liberação de crédito. Excepcionalmente, os documentos podem ser enviados  através dos correios, lembre-se de enviar seus contatos de telefone e e-mail para comunicação. Entretanto, os serviços enviados pelos correios podem sofrer atrasos em razão da regularidade ou não da entrega de correspondências, por isso recomendamos, fortemente, o uso da Central.  

5 - As certidões e protocolos de registro realizados fisicamente até 18/03/2020 (concluídos ou em exigência) estarão disponíveis para retirada mediante prévio agendamento ou por envio pelos correios, ou reapresentação na sede da Serventia, também mediante prévio agendamento.

6 - Para agendamento,  dúvidas e/ou obter orientações, entre em contato através de um dos canais de comunicação: site: www.1ribh.com.br, e-mail: cartorio@1ribh.com.br, tel.: (31) 3207-6400 e WhatsApp: (31) 3207-6400.

Acreditamos que dar o exemplo é prova do nosso compromisso e estamos à disposição em nossos canais de comunicação eletrônicos para auxiliá-los da melhor maneira possível.